Bem vindo(a)

Quer ler ou me contar histórias? Fique à vontade! Quer que eu divulgue algo? Fique à vontade! Quer dar sugestões e/ou criticar? Fique à vontade! Quer trocar receitas? Fique à vontade!!! Esse blog foi criado para misturar!! Beijão

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Terapia na cozinha

Cozinhar nos possibilita comer melhor, de forma mais saudável e confiável bem como nos dá a oportunidade de curtir o momento da elaboração de pratos para nós mesmos e para pessoas que amamos. Cozinhar é mais divertido do que o imaginamos e a satisfação de comer e oferecer algo feito por nós não tem preço!Neste blog você encontrará dicas de cozinha,receitas gostosas saudáveis e fáceis de fazer.Aguardem!!

Cozinhar

Como comecei a cozinhar.

Cozinhar para mim tornou-se um hábito, um prazer, um modo de relaxar e por a minha criatividade em movimento.

Quando criança recordo-me da minha mãe preparando as refeições de forma alegre e entusiasmada, sentia-se feliz naquele momento, e as pessoas em casa ficavam eufóricas pelo momento da refeição, para provar a maravilha já denunciada pelo cheiro que exalava pela casa.

Mamãe não era apenas dona de casa, ela trabalhava fora e conciliava assim a vida de mãe-esposa-dona-de-casa com uma vida profissional bem sucedida. Lembro que os finais de semana quase sempre a casa ficava cheia de pessoas, familiares e amigos que vinham para a nossa residência para comer da comida preparada por ela. Na verdade um dom herdado, já que a minha avó cozinhava tão bem, contudo, ela detestava ir para a cozinha, um sacrifício ver a minha avó na cozinha só mesmo quando os netos pediam é que ela ia e fazia o que pedíamos.
Algumas vezes eu comia coisas na “rua” e quando eu chegava em casa eu pedia, “mamãe a senhora faz tal comida?” e ela fazia tão ou mais gostosa do que eu havia comido.

Nós filhas éramos chamadas a ajudar, minha mãe, que é uma pessoa boa demais, nunca nos forçou, apenas eu e a minha irmã caçula gostávamos de ficar lá com ela ajudando no que nos era possível e permitido pela idade, e víamos como ela fazia tudo com amor, capricho e usando o seu dom, do olfato e do paladar, sabia equilibrar exatamente cada ingrediente para ao se incorporarem aos outros ingredientes tornassem algo delicioso. Era unanimidade, as pessoas dizerem “nossa Eliza que delícia”, nós filhos sentíamos um orgulho muito grande por ouvir tal elogio à nossa mãe.

Com o tempo senti uma vontade enorme de cozinhar, lembro que a primeira coisa que cozinhei na vida foi um bolo que eu observara a minha mãe fazer e num dia eu disse para ela, eu vou fazer um bolo para comermos no café da manhã, ela ficou lá deitada em sua cama me olhando e me perguntou “já sabe mesmo fazer?” eu disse que sim, mas vou anotar para não errar, era um bolo que chamávamos de 1-2-3, o bolo ficou uma delícia. Nessa época eu tinha uns 13 anos, lembro que próximo ao meu aniversário eu disse para a minha mãe que eu iria fazer o bolo da “festinha” e ela deixou, fiz o bolo e cobri, dei uma de confeiteira e improvisei um saco de confeitar, fiz uma glacê e enfeitei o bolo, não ficou bonito mas deu para o gasto.

Depois com o tempo fui arriscando outras coisas e nessa época a minha madrinha foi morar no meu prédio, ela filha de italianos fazia comidas deliciosas e diferentes, ela amava pegar livros de culinária e fazia várias receitas, me chamava para ajudar e eu ia toda feliz, pois, além de fazer, comíamos nos deliciando. Lá no edifício havia também uma senhora que fazia salgados e doces por encomenda para festas, lembro que eu pedia as receitas e era uma dificuldade para ela me dar, tentava me enrolar, mas quando ela via que eu insistia acabava me dando.

Quando percebi que eu gostava de cozinhar eu lia livros e revistas a respeito, consultava a minha mãe, minha avó, minha madrinha, tias e ia fazendo o que eu sentia vontade. Algumas vezes eu tentava inventar receitas que ficavam horríveis, um vizinho comia tudo sem reclamar o guloso, mas eu achava horrível, outras vezes as misturas davam certo e,com o tempo, posso dizer humildemente, passei a “me virar” muito bem.


Por que Cozinhar??

Por que dá prazer, satisfação em criar” “copiar” ver a comida exalando cheiros, abrindo o apetite das pessoas e ao final de tudo pronto, ver a satisfação de todos em comer algo que fiz com tanto carinho.

Hoje eu sei que vários fatores me puseram a cozinhar além de ter herdado o gosto de minha mãe eu também sempre gostei de comer bem, comer coisas gostosas, saudáveis e de boa procedência. Além de utilizar ingredientes de qualidade, sempre procuramos aliar o preparo à higiene. Lavar as mãos antes de entrar na cozinha é importantíssimo por que manipulamos coisas que irão nos alimentar; prender os cabelos para evitar que estes façam parte do preparo...; manter a cozinha limpa e seus utensílios limpos são primordiais. Higienizar alimentos crus se assim forem consumidos, ter cuidado na manipulação dos alimentos do preparo ao modo de guardar assegurarão um alimento saudável.

Geralmente quando vou para cozinha não vou com algo programado na cabeça, eu abro a geladeira, os armários, vejo o que tem lá, daí vem a inspiração, vou pondo algumas coisas no meu balcão e faço a refeição. Outras vezes me dá uma vontade de fazer algo diferente e lá vou ver se tem o que preciso e pronto..
Onde moro meus vizinhos são as minhas “cobaias felizes”, faço tortas, pães, bolos, pizzas, salgados, doces, sobremesas e outras iguarias e saio distribuindo entre eles.

Divirto-me cozinhando, é algo que me faz relaxar e que me dá satisfação. Amo poder juntar ingredientes e deste produzir algo que irá alimentar o meu corpo e dar prazer a minha alma.